EDUCAÇÃO INFANTIL

A PARTIR DE 1 ANO

No Projeto Optimist do COLÉGIO NAUTAS (do Mini-maternal ao Infantil II), seu filho vivenciará uma rica e organizada rotina, cuidadosamente elaborada a partir de pesquisas sobre aprendizagem no tempo certo, visando à estimulação motora, sensorial e da linguagem. O Projeto Optimist aproveita essa fase, tão rica na evolução da criança, e oferece uma educação integral que não descuida em nenhum aspecto de seu desenvolvimento.

Através de brincadeiras e jogos, as crianças estabelecem as bases neuronais para as aprendizagens futuras.

Promove-se, então, uma formação completa, integral, a qual favorece um desenvolvimento da personalidade da criança e se manifesta em diversos aspectos, que unificam a ação educativa e a própria criança:

– Desenvolvimento físico e orgânico: desenvolvimento das atitudes sensoriais e
motoras as quais promovem uma maturidade e organização neurológica correta, e por
sua vez, a atitude de superação pessoal e os hábitos de higiene;
– Desenvolvimento intelectual: proporciona conhecimentos, aprendizagens básicas instrumentais e os primeiros hábitos de trabalho;
– Educação em valores e educação da vontade: as crianças são formadas exercitando a liberdade individual através do esforço e da responsabilidade, sendo possível com
a maturidade e o aprumado exercício da liberdade pessoal;
– Desenvolvimento afetivo e social: a convivência com outras crianças oferece numerosas ocasiões para o desenvolvimento social. A educação escolar colabora no desenvolvimento
das capacidades e competências necessárias para sua integração na sociedade.

O PROJETO

O Projeto Optimist, baseado em estudos de aprendizagem, trabalha alguns programas específicos:

Programa Neuromotor

Trabalha-se diariamente, com a finalidade de estimular a criança através de exercícios motores programados e sequenciados, tanto a motricidade fina (dedos, mãos e coordenação entre os dois), como também a motricidade grossa (todos os demais sistemas motores do corpo humano). Incluem-se também exercícios de coordenação, equilíbrio, tonicidade, postura e equilíbrio de relaxamento.

Bits de inteligência

Os bits de inteligência proporcionam uma grande quantidade de informação rica e complexa que, apresentada à criança de forma adequada em seu momento evolutivo, é uma forma muito eficaz de estimular a atenção e a memória, além do interesse pelo aprendizado.

Audições musicais

A educação, através da música serve de auxílio para que as crianças descubram, conheçam e compreendam aquilo relacionado com a sua realidade, e mais ainda o que está direcionado a sua percepção e experiência como criança. A música estimula a criança, a receber adequadamente as informações anteriores e que sirvam como base para aprendizagens significativas posteriores.

Linguagem

O desenvolvimento da linguagem é trabalhado, fundamentalmente, por meio de canções,
poesias e contos. A aquisição da linguagem se realiza essencialmente por imersão,
imitação e repetição. Os contos, as poesias e as canções infantis, assim como os jogos de
linguagem, os trava-línguas e as adivinhações, desempenham um papel essencial. Com
essas atividades diariamente, as crianças vão adquirindo uma articulação mais clara, maior
memória e melhor compreensão oral.



O ensino da língua inglesa

O método de ensino de inglês adotado no Optimist é o Magic Dragon, recomendado por Fomento e que foi elaborado para integrar os diversos tópicos do conteúdo escolar à língua estrangeira.

O aluno constrói naturalmente a sua própria linguagem até atingir a fluência. A língua inglesa é utilizada como meio de comunicação e de instrução e não como objeto de estudo, desde os primeiros contatos do aluno com o idioma. A rotina e os materiais seguem um padrão harmonioso com o ensino regular. Assim, a associação facilita o aprendizado num novo idioma. O curso foi desenvolvido para proporcionar ao aluno um desenvolvimento divertido e consistente.

Novas Tecnologias

O computador é para as crianças algo tão estimulante e atraente como qualquer outra atividade. Elas o usam de forma natural e fazem dele um material do cotidiano que estimula a atenção, a coordenação e a discriminação. Como outros recursos didáticos, o computador estimula e desenvolve as capacidades físicas, afetivas, intelectuais e sociais. Com seu uso em aula, é possível inserir as crianças no mundo da tecnologia ajudando-as a adquirir conhecimentos básicos.

O ensino dos hábitos

Nas diferentes situações de aprendizagem vão se incorporando atitudes e hábitos, adquiridos pela repetição das maneiras de conduta. A atuação conjunta entre a família e o colégio pode favorecer muito a aquisição de uma série de hábitos das crianças, como sua autonomia e desenvolvimento futuro.

Os passeios de aprendizagem

Passear aprendendo e aprender passeando. Essa afirmação seria uma descrição resumida desse tipo de aprendizagem, o qual consiste em realizar um pequeno percurso por algum lugar. Os passeios oferecem grandes possibilidades de aprendizagem e uma melhora na empatia entre a professora e o aluno, rompendo a barreira construída em sala de aula, num clima de alegria e tranquilidade. Essa atividade é realizada nas turmas de crianças com dois anos de idade. A organização da classe em cantos de atividades consiste em delimitar os espaços dentro de sala, determinando os lugares onde serão realizadas diferentes atividades de aprendizagem individuais e em grupos, distribuindo a mobília e os materiais de maneira adequada, para que estejam ao alcance das crianças e possam ser usados facilmente.

Aula de música

Uma vez por semana com professor especializado.

CONHEÇA 14 FASES DA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO NAUTAS:

1 – Cheguei!

2 – Grupo Coloquial: desenvolvimento da linguagem e elaboração do pensamento.

3 – Lanche da Manhã: alimentação baseada em frutas e sucos com estimulação sensorial.

4 – Cantos: divisão de pequenos grupos para realização de atividades pedagógicas,
respeitando as aprendizagens pessoais.

5 – Audição musical: música clássica para desenvolver o sentido auditivo e facilitar a
aprendizagem de outros idiomas.

6 – Inglês diário com muta brincadeira e música clássica.

7 – Psicomotricidade: um circuito neuromotor divertido que previne futuros problemas de
leitura e escrita.

8 – Brincadeira livre no parque.

9 – Almoço no refeitório educativo.

10 – Hora do soninho com música para acalmar em um ambiente tranquilo.

11 – Módulo da tarde: aula de arte e música com professores especializados e oficina de
motricidade.

12 – Lanche da tarde.

13 – Brincadeira livre no parque para gastar mais um pouco de energia.

14 – Tchau! Até amanhã.

Conheça um pouco mais das estratégias do Projeto Optimist e os benefícios para o desenvolvimento da criança:

ESTRATÉGIAS

OBJETIVO

FUNCIONALIDADE ENVOLVIDA

Psicomotricidade Organizar e agilizar a passagem das informações das áreas motoras, favorecendo
o desenvolvimento da fala, leitura e escrita.
Motora
Audição de música clássica Captar as informações auditivas, compreender, falar e aprender idiomas. Favorecer
a associação de grafemas-fonemas.
Audição
Bits de inteligência Captar a informação, preparando sistema visual para a leitura e aumentando o
vocabulário, atenção e memória.
Visão
Bits de linguagem Compreender, expressar-se com clareza e adquirir o nível de vocabulário apropriado. Linguagem
Atividades de canto da área artística Integrar a informação sensorial dos diferentes sentidos, favorecendo o processo
de compreensão das representações mentais
Tato