ensino fundamental II

A PARTIR DO 6º ANO

O projeto educativo adotado no COLÉGIO NAUTAS para o Ensino Fundamental II leva em
consideração as transformações físicas, intelectuais e afetivas próprias dos alunos destas
idades (11 a 14 anos). O PROJETO VAURIEN define suas finalidades educativas: transmitir
aos alunos os elementos básicos da cultura; garantir os hábitos de estudo e trabalho que
favoreçam a aprendizagem autônoma e o desenvolvimento de suas capacidades,
formando-os como cidadãos livres e responsáveis.
Nessa faixa etária, acontecem importantes processos:
– Amadurecimento do pensamento: nicia-se o pensamento lógico-formal e abstrato;
– Início da adolescência: Aaparecem as primeiras manifestações da adolescência (a
intimidade, o juízo crítico, maior autonomia e o despertar da sexualidade);
– Amizade: os amigos tornam-se importantes referências para construção da própria
personalidade.

EDUCAMOS DE FORMA PERSONALIZADA contando com a participação dos pais, da
equipe de professores, do professor-tutor e do próprio aluno, procurando diversificar
os objetivos pedagógicos, determinando os fundamentais e os individuais.

OBJETIVOS FUNDAMENTAIS
Adquirir conteúdos, desenvolver destrezas, habilidades e atitudes a serem alcançados por todos em cada classe.

OBJETIVOS INDIVIDUAIS
Promover a ampliação e conhecimento, respeitando o ritmo e a diversidade de cada um, estimulando o desenvolvimento máximo de suas potencialidades.
Assessoramento acadêmico pessoal
– Cada aluno é acompanhado no aprendizado da organização do tempo de estudo e também das estratégias que otimizam a tarefa realizada em casa para aprofundamento e
retenção dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Planos de melhora pessoal
Elaborados pelo aluno com o auxílio do professor-tutor visando seu progresso no aspecto acadêmico, afetivo e social.
Programa Sistemático de Educação em Valores
Estudo de situações reais e da realização de ações solidárias em prol da coletividade.

Nosso programa Inovador:

1. Saber Pensar;
2. Regras internas:
– Compreender o que se estuda
– Programação pessoal;
– Prazos próprios.
3. Motivação Interna:
– Autonomia pessoal;
– Auto avaliação;
– Trabalho em equipe.
4. Comunicação em outros idiomas;
5. Ponto de vista do professor + ponto de vista pessoal;
6. Aprender a pensar e falar sobre o que aprendeu
7. Assimilar e tirar conclusões;
8. Informar-se para pensar;
9. Processar e selecionar a informação + novas tecnologias;
10. Integrar conhecimentos;
11. O professor explica, conduz, orienta e assessora.