Ideário

O IDEÁRIO DO COLÉGIO NAUTAS É FUNDAMENTAL NOS SEGUINTES PRINCÍPIOS:

O COLÉGIO NAUTAS tem como missão ajudar os pais de seus alunos a oferecer a seu filhos uma educação de qualidade, apoiada no valor de trabalho bem feito e inspira numa visão transcendente da pessoa humana. Queremos formar indivíduos que conheçam a verdade e se comprometam com ela, que seja livres e responsáveis.
As diretrizes contempladas nesse documento apoiam se no conceito de Educação Personalizada de Victor Garcia Hoz. Toda a ação educativa visa a estimular o aluno para que desenvolva a capacidade de dirigir a própria vida – Crescendo em autonomia e autoestima de forma que torne efetiva sua liberdade, participando ativa e positivamente na sociedade em que vive.
Todas as atividade que se realizam no COLÉGIO NAUTAS transcorrem segundo o principio da fé, com o máximo de respeito pela liberdade da consciências. As atividade de formação espiritual e as aulas de religião têm caráter facultativo.
Pais, professores, equipe administrativa e alunos , ao se incorporarem ao colégio assessorado pela Solar Colégio, aceitam livremente o conteúdo desse ideário.
Para a educação infantil, o COLÉGIO NAUTAS adota os princípios pedagógicos da Educação Oportuna. Aproveitando os períodos de maior plasticidade neurológica e psicopatologia da criança, procura-se oferecer, dentro de uma atmosfera lúcida, uma serie de estímulos, internacionalize estruturados
Para o Ensino Fundamental o COLÉGIO NAUTAS adota os princípios pedagógicos da Educação Completa Integral. Para educar a pessoa é preciso atender a totalidade do ser humano: o físico, a inteligência, a vontade, a efetividade e o sentido de transcendente. O NAUTAS trabalha com o estilo educativo da Educação Personalizada, cada aluno é uma pessoa única e irrepetível, que deve alcançar o máximo de suas capacidade e atitudes.
Nosso Cólegio constitui uma comunidade educativa, composta por dois pais, alunos, professores e equipe administrativa. Incentivamos a participação ativa de todos na vida do colégio, num clima de trabalho, alegria, confiança e lealdade.
A administração do COLÉGIO NAUTAS corresponde a sua mantenedora, que delega determinadas funçoes para a equipe de direção. Cabe a esta equipe, em ultima análise, coordenar e desenvolver todas as atividades educativas realizadas no centro educativo.
As pessoas encarregadas da direção, seguindo as diretrizes, contidas neste ideário, atuam com autonomia e responsabilidade, assegurando o equilíbrio econômico, promovendo o crescimento do colégio, garantindo a excelência acadêmica, criando um ambiente de confiança e procurando que, a partir do Colégio, sejam realizadas ações culturais e sociais em benefícios da sociedade.
O COLEGIO NAUTAS é fruto da iniciativa dos pais dos alunos, que procuram para seus filhos, uma educação coerente com seus valores e convicções familiares.
O Direito de responsabilidade sobre a educação dos filhos correspondem, sempre, primeiramente aos pais. toda a ação realizada neste Colégio é entendida como uma ação subsidiaria, que complementa e apoia a tarefa educativa dos pais.
Atenção individualizada a cada família e a cada aluno, por meio da preceptora, é um aspecto característico do COLÉGIO NAUTAS.
Como afirma o Bento XIV, “educar e dotar as pessoas de uma verdadeira sabedoria, que inclui a fê, para entrar em relação com o mundo; equipá-las com o elemento suficientes em relação ao pensamento aos afetos e aos juízos.” Por esse motivo, os professores são essencialmente educadores e procuram desenvolver seu trabalho com responsabilidade e entusiasmo, sempre respeitando o presente ideário e as diretrizes estabelecidas pelo Colégio.
A tarefa fundamental dos professores é promover o trabalho(que, para o aluno, é o estudo) e o esforço pessoal de cada aluno, sem substitui-los nas atividades que pode realizar por si mesmo. Dentro de um plano educativo comum, busca-se atender as necessidades pessoais e assegurar a orientação pessoal de cada aluno.
A programação das atividades educativas se estrutura, em cada etapa, com uma margem ampla de aprendizagens, procurando que cada aluno obtenha resultados proporcionais à sua capacidade.
O COLÉGIO NAUTAS, com o apoio da SOLAR colégios, promove uma permanente formação do seu corpo docente, intercambio de experienciarias, bem como incentiva a pesquisa sobre temas educacionais e novas estrategias didáticas.
A equipe administrativa de serviços gerais torna possível, com seu trabalho, o bom andamento do Colégio. Cabe especialmente a direção do colégio cuidar com esmero da formação do profissional e humana desses profissionais.
O Projeto educacional do COLÉGIO NAUTAS promove a educação personalizada de todos os seus alunos, de maneira que cada um possa alcançar o máximo desenvolvimento de sua capacidades e aptidões, forme seu critério pessoal e atinja a maturidade e os conhecimentos necessários para tomar livre e responsavelmente suas decisões.
O Trabalho estudantil é a base da formação do aluno. Procura-se que a formação que se oferece nos colégios seja a mais completa possível, envolvendo aspectos intelectuais, culturais, éticos, sociais, espirituais, técnicos, estéticos e esportivos.
Incentiva-se o desenvolvimento das virtudes humanas, em especial a sinceridade, o amor ao trabalho bem feito, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito a liberdade dos demais.
As normas de convivência presentes no Regimento Colégio, têm como finalidade desenvolver a responsabilidade pessoal dos alunos. As correções que sejam necessárias são entendidas como forma de ajudar a que os alunos retifiquem condutas concretas. Por isso só se consideram adequadas as correções ou advertências que se orientem a educar no positivo
O Companheirismo e a amizada entre os alunos e as famílias e sua relação com o COLÉGIO NAUTAS se mantêm ao concluírem os estudos, e se concretizam na participação nas festas realizadas na escola ou nas atividades de formação humana e espiritual, organizadas pelo Colégio, como o programa de formação continua “Pais Navegantes”.